Sobre o Programa
O Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar, PMGCA, do Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Viçosa, UFV, tem como objetivo principal desenvolver cultivares de cana-de-açúcar através da cooperação técnica com usinas e destilarias produtoras de açúcar, etanol e energia em Minas Gerais. A UFV possui o único programa público de melhoramento genético da cana-de-açúcar em Minas Gerais, além disso, desenvolve cultivares e clones RB em parceria com outras universidades federais que constituem a RIDESA.
A equipe técnica do programa é composta por geneticistas, melhoristas, técnicos agrícolas, técnicos de laboratório pertencentes ao corpo de funcionários da UFV ou contratações diretas com apoio da FUNARBE (www.funarbe.org.br).
Colaborando com a equipe, há um expressivo grupo de empresas de Minas Gerais conveniadas com a UFV, as quais conduzem experimentações de campo como parte do processo de seleção de novas variedades. Estas empresas também participam fornecendo suporte financeiro para a sustentação do programa.