YOUR BRAND

Add your tagline.

Conheça Nossa

História

Histórico

Em 1975, por ocasião da implantação do PLANALSUCAR  (Programa Nacional de Melhoramento da Cana-de-Açúcar), foi criada em Minas Gerais, a Estação Experimental de Cana-de-Açúcar em Ponte Nova, a qual atualmente esta inserida no município de Oratórios-MG. Posteriormente passou ser denominada de Estação Regional da Zona da Mata Mineira, ERZON e, finalmente Coordenadoria Regional Centro, COCEN, com área de atuação nos Estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Por ocasião da extinção do Instituto do Açúcar e Álcool-IAA a Universidade Federal de Viçosa incorporou em 1990, parte do acervo técnico e patrimonial do PLANALSUCAR. Em 1993 passou para a tutela do Departamento de Fitotecnia da UFV, que hoje abriga o Centro de Pesquisa e Melhoramento da Cana-de-Açúcar - CECA.

Desde a implantação do PROÁLCOOL a referida estação experimental tem contribuído para desenvolvimento da cultura da cana-de-açúcar no estado de Minas. As tecnologias inovadoras têm testadas e recomendas não somente para as usinas e destilarias, mas também para os pequenos produtores que utilizam a cana-de-açúcar para diversos fins. Foi também nesta Estação Experimental que foi criada a cultivar RB867515, atualmente ocupando mais de 25% da área total cultivada com cana-de-açúcar no Brasil.

CECA - Centro de Pesquisa e Melhoramento de Cana-de-Açúcar, Oratórios-MG

Desde 2004 o PMGCA/UFV tem desenvolvido experimentos com cana-de-açúcar no Centro de Experimentação, Pesquisa e Extensão do Triângulo Mineiro-CEPET.

O CEPET foi fundado em 22 de novembro de 1965 e conta com uma área de 100 ha. O objetivo daquela unidade é apoiar as ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela Universidade Federal de Viçosa.

 

Considerando o crescimento do setor sucroenergético no triângulo mineiro foi tomada a decisão de o PMGCA/UFV intensificar as atividades de pesquisa no CEPET e região desde 2004.

É importante registrar o apoio da equipe do CEPET que promoveu e expansão da RB867515 na região de Ituiutaba, tendo sido cultivados em 2007 cerca de 8000 hectares daquela variedade em solos distróficos e arenosos da usina Triálcool. O manejo da RB867515 com maturador e/ou  inibidor já havia sido validado na região desde aquele período. 

CEPET - Central de Experimentação, Pesquisa e Extensão do Triângulo Mineiro, Capinópolis-MG

  • Black Facebook Icon

PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÉTICO DA CANA-DE-AÇÚCAR - UFV

REDE INTERUNIVERSITÁRIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO SETOR SUCROENERGÉTICO - RIDESA

Todos os direitos reservados