NEMATOLOGIA
LANEM - Laboratório de Análises Nematológicas
Folder Laboratório
Importância de nematóides na produção agrícola
Nematóides fitoparasitos atacam raízes, tubérculos e em alguns casos até a parte aérea de diversas culturas causando prejuízos seja diretamente ou indiretamente, por reduzir a produtividade e a qualidade dos produtos agrícolas, por limitar a utilização de áreas infestadas, por requerer utilização de métodos de controle e por induzir à utilização complementar de nutrientes, os quais não podem ser absorvidos pela planta devido aos danos já causados às raízes.
Por que é necessário conhecer níveis de infestação por nematóides ?
Como os sintomas de ataque de plantas por nematóides podem ser confundidos com outras causas tais como fome de minerais, compactação de solo, excesso ou falta de umidade, é imprescindível que se determine os níveis de ocorrência de nematóides fitoparasitos antes que qualquer medida corretiva seja tomada. Nematóides em geral ocorrem em todas as áreas mas somente gêneros como Meloidogyne, Pratylenchus, Heterodera (em soja), Radopholus, Tylenchulus e Rotylenchulus causam perdas dependendo do nível de infestação na área.
Estrutura do laboratório de análises nematológicas
O Laboratório de Nematologia do DBPV/CCA dispõe de equipamentos necessários para determinação de níveis de ocorrência de nematóides através do processamento de amostras de solo e raízes de plantas, quantificação dos parasitos reconhecidamente prejudiciais às diversas culturas, sejam elas anuais, semiperenes ou perenes. Plantas no campo ou em viveiros podem ser analisadas, sendo que o LANEM está credenciado no RENASEM (SP-16078/2016), podendo emitir laudos fitossanitários de análises de nematóides em mudas de café, citros e seringueira.
Responsável: Prof. Dr. Evandro Henrique Schinor
[Clique aqui] para ter informações de como proceder para coleta e acondicionamento das amostras.